• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Destaque,Notícias

MAESTRO ARTUR BARBOSA PREPARA BASE DA ORQUESTRA INFANTO-JUVENIL DO MÚSICA PARA TODOS

Durante os dias 18 e 19 de setembro, o Projeto Música Para Todos, recebeu o Maestro Artur Barbosa, que é regente da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza, e também regente da OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Foram dias de intenso trabalho, onde o Maestro Artur Barbosa conheceu e vivenciou as potencialidades da Orquestra Infanto-Juvenil do Música Para Todos.

MATERIA 01

Sempre com a intenção de melhorar a técnica de nossas Orquestras, o Projeto Música Para Todos, procura trazer regentes e maestros que possam acrescentar ao aprendizado de nossos alunos, o que no caso do Maestro Artur Barbosa, essa experiência foi focalizada na Orquestra Infanto-Juvenil do Música Para Todos, que é de onde provem os alunos que futuramente integrarão a Orquestra Jovem do Música Para Todos.

O Maestro foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura nas questões de diligências da Lei Rouanet, profissionalizou-se na Orquestra da Paraíba, passou muito tempo no Chile, mas hoje é radicado em Porto Alegre há vinte e poucos anos. Relembra que na Argentina começou a se interessar pelo ensino musical e teve contato com o El Sistema um projeto que deu a Venezuela mais de 400 Orquestras Infanto-Juvenis, com quase um milhão de alunos estudando no Elsistema. Inspirado nisso, iniciou o Projeto Sinos Acorda, para crianças de baixa renda, na Universidade do Rio dos Sinos em Porto Alegre.

MATERIA 02

“A pessoa que estuda música desde de cedo desenvolve melhor a inteligência e além disso, adquire disciplina em todas as áreas da sua vida. É muito importante para carreira de qualquer musicista estudar fora do país.” – declarou o Maestro Artur Barbosa.

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O MAESTRO ARTUR BARBOSA

Compositor, regente, violinista e arranjador, é membro da Ospa desde 1998. Iniciou seus estudos de violino com Alberto Jaffé e foi aluno de Rafael Garcia e Yerko Tabilo. Como violinista, possui uma vasta experiência orquestral, inclusive como spalla, tendo tocado em mais de dez orquestras profissionais como a Sinfônica da Paraíba, a Municipal de Campinas, a Filarmônica de Santiago (Chile) e a de San Luis (Argentina). Em 1999, começou a estudar regência. Como maestro, é frequentemente convidado de orquestras no Brasil, nos Estados Unidos e Europa. Desde fevereiro de 2012, é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e, desde março de 2014, é regente da Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa. É também um dos fundadores e principal regente do projeto “Terra Symphony Orchestra” em Nova York. Desde 2013 atua como regente naquela cidade. Entre 2015 e 2016, foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil.

MATERIA 03

Sobre o Projeto Música Para Todos – Realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, o Projeto Música Para Todos foi criado em Teresina (PI), em 1999, e oferece atualmente Cursos Livres, Iniciação Musical e Prática em Orquestra, para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. A Instituição tem por objetivo transformar vidas através da música e da arte. Já foram beneficiados com a iniciativa mais de 38 mil alunos tanto na capital como no interior do estado.

Apoio Cultural – Em 2018, o Projeto Música Para Todos completa 19 anos e orgulha-se em receber Apoio Cultural do Instituto Votorantim e Patrocínio do Armazém Paraíba, Pintos, Frigotil e Conselho Nacional do SESI, empresas que acreditam no poder transformador da arte e da cultura.