• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Maestina paulista retorna a Teresina para novo Curso de Regência

 

A maestrina paulista Mônica Giardini, uma das mulheres mais conceituadas da música erudita brasileira, volta a Teresina nos dia 29 e 30 de junho, onde ministrará novamente curso de regência para os músicos piauienses. A novidade dessa vez é que os alunos poderão optar por uma aula de campo, onde terão a oportunidade de serem orientados pela maestrina em aula prática que será realizada no Palácio da Música ou no auditório do IFPI.
Mônica Giardini já esteve no Piauí em abril, quando em breve passagem ministrou um curso de técnicas de regência musical para orquestras e bandas sinfônicas. Na oportunidade, estudantes vindos de municípios distantes, como Piracuruca compartilharam a sala de aula com regentes conhecidos de bandas e orquestras de Teresina, e se surpreenderam com o carisma e formação da professora, que tem mestrado em musicologia pela Universidade Mackenzie em São Paulo e é regente Titular da Banda Sinfônica Jovem do estado de São Paulo, uma das principais do país.
A iniciativa do curso é do Projeto Música Para Todos em colaboração com a Yamaha Musical do Brasil. O objetivo é capacitar os regentes do estado do Piauí, inserindo novas técnicas e aperfeiçoando as já existentes, para melhor qualificar o trabalho feito nas bandas e orquestras sinfônicas de nosso estado, e incentivar o surgimento de novos maestros. A qualificação dos profissionais que atuam no cenário musical do Piauí é uma das bandeiras do Projeto Música Para Todos, que para isso conta com o apoio do Instituto Votorantim, da Oi e da Petrobrás, e da Yamaha Musical do Brasil através do programa Sopro Novo Yamaha.
O curso terá duração de dois dias, e o número de vagas é limitado. Para se inscrever o interessado deve comparecer a sede do Projeto Música Para Todos, localizada na Avenida Pedro Freitas Nº 145, próximo ao Balão do São Cristovão. O valor da inscrição é de R$40,00, o que dá direito a um livro de autoria da própria maestrina. A aula opcional de prática custará R$20,00. Aqueles que já fizeram o curso em Abril poderão optar por pagar somente aula prática, que será realizada no Teatro João Paulo II, no bairro Dirceu Arcoverde