• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Alunos, professores e instrutores falam de expectativas em busca de novos conhecimentos em solo italiano

O Quarteto Arte de Soprar é formado por alunos da Iniciação Musical do Projeto Música Para Todos, onde também chega ao bairro Monte Castelo, mais precisamente na Unidade Escolar João Soares. É um exemplo de bons frutos colhidos a partir de um trabalho realizado em mais de 20 escolas da periferia de Teresina. Neste domingo (08), os meninos sonhadores da flauta doce foram em busca de novos conhecimentos em Catânia, na Itália.

A iniciativa surgiu ainda em outubro de 2014, quando o Música Para Todos realizou o I Concurso de Grupos Musicais. Os melhores dos 28 grupos inscritos, o Arte de Soprar foi um dos maiores destaques. Foi então que a instituição resolveu apostar no talento destas crianças e adolescentes e aproveitando a oportunidade da abertura do edital do Conexão Cultura Brasil #intercâmbios, do Mistério da Cultura, que tem como objetivo promover a presença de artistas e empreendedores brasileiros em eventos artísticos e atividades de formação (cursos e estágios) no exterior.

Dos mais de 1500 projetos inscritos e selecionados, apenas um foi piauiense: e lá está o Música Para Todos, que levou 12 integrantes, entre professores, instrutores e alunos. Além do Quarteto Arte de Soprar, o Grupo Vocal Eu & Elas também já está em solo italiano.

“Será uma oportunidade única na vida de cada um destes meninos. Eu vi eles crescerem na música e hoje sei que eles estão transformados através desta arte maravilhosa que o Música Para Todos faz questão de manter viva”, diz a Ângela Marinho, coordenadora do grupo e da Iniciação Musical do Projeto. O Arte de Soprar é formado pelos alunos Bruno Rafael, José de Ribamar, Rafael Amâncio e Franciso Rudson.

Para Ana Glaucia, o intercâmbio representa a primeira de muitas atividades que ajudarão no seu crescimento musical. “O nervosismo é grande. Vou com o objetivo de aprender ainda mais e de repassar tudo o que aprendi e estou aprendendo no Música Para Todos”, afirma a integrante do Grupo Eu & Elas.

Os pais dos alunos não deixam esconder a emoção. “Invisto no talento dos meus filhos e vejo que a Paula tem o dom de cantar. Acredito que vai ser uma transformação positiva na vida dela. O Música Para Todos está de parabéns e sempre me surpreende pelo nível de organização, disciplina e conteúdo”, afirma Ernane do Vale, pai de Paula Milena, integrante do Eu & Elas.

O embarque dos jovens intercambistas para a Itália aconteceu neste domingo, dia 08 de fevereiro, em Fortaleza (CE). Em Catânia eles participarão do I Seminário de Iniciação Musical através da Flauta Doce e de Canto. O retorno está programado para o dia 28 de fevereiro.