• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Intercambistas do Música Para Todos preparam primeira apresentação em escola da Catânia

Pela primeira vez o Música Para Todos voou mais alto e já se encontra em Catânia, na Itália. O grupo do Projeto enfrentou mais de 10 horas de voo, aliado à muito frio e expectativas. Na bagagem de cada um dos integrantes, o sonho em conhecer uma nova cultura e adquirir novos conhecimentos. Na manhã de hoje, eles visitaram a escola Galileu Galilei onde tiveram a oportunidade de ter o primeiro contato com grupos de educação musical no país europeu.

Até chegar ao país de intercâmbio, os alunos, professores e instrutores passaram por diversas etapas. Tudo começou nas primeiras horas de domingo, quando o ônibus do Projeto Música Para Todos saiu com destino a cidade de Fortaleza (CE), onde pegaram o voo com destino a Lisboa, em Portugal. Neste primeiro momento foram 10 horas de viagem, mas que o cansaço foi preenchido pela ansiedade e boas expectativas. Muitos iriam viajar de avião pela primeira vez.

Na capital cearense, o tempo de estadia foi apenas para checar a documentação e separar a vestimenta a ser usada para encarar o frio que os esperava na primeira porta de entrada da Europa: Lisboa. Um voo de seis horas e meia, tranquilo, foi responsável por recarregar as energias.

Mais quatro horas no Aeroporto de Lisboa à espera do próximo avião com destino a Roma. Foram mais duas horas e quarenta e cinco minutos de voo entre Lisboa e Roma. “Lá foram seis horas de espera, quando aproveitaram para mostrar o trabalho do Música Para Todos, através de apresentações musicais, quando também tivemos a oportunidade de conhecer uma senhora russa que falou conosco em português e perguntou se iríamos a algum festival em Roma”, relata a coordenadora da Iniciação Musical, Ângela Marinho, que acompanha o Quarteto Arte de Soprar.

Chegando ao destino final, em Catânia, foi tempo de descansar. O dia já começou cheio de atividades. A primeira delas foi uma aula de italiano básico, ministrada pela professora Carmela. Logo em seguida, os intercambistas do Música Para Todos conheceram a Escola Galileu Galilei, onde tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho do ensino da música desenvolvido na instituição.

“Conversamos com direção da escola, assistimos a uma belíssima apresentação quando os alunos cantaram a música Barcelona. Era um evento de premiação dos alunos para alguns alunos. A direção da escola quer uma apresentação coletiva do Projeto Música Para Todos com os alunos da Galileu Galilei e isso pra gente será muito enriquecedor”, diz a instrutora Ionara Illanne.

O Projeto Música Para Todos participará ainda do I Seminário de Flauta Doce e Canto, em Catânia. O grupo está alojado na sede da Tenda de Cristo, instituição parceira do Instituto Cultural Santa Rita.