• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Instrutoras do Música Para Todos ministram aula durante o I Seminário de Flauta Doce e Canto, na Catânia

O roteiro de atividades dos intercambistas do Música Para Todos em Catânia, na Itália, foi bem diversificado nesta quarta-feira (11), segundo dia de estadia no país europeu. Foram realizadas aulas de Iniciação Musical através da Flauta Doce, além de participação das festividades carnavalescas da cidade que fica na região da Sicília.

O coordenador do intercâmbio, professor Sílvio Rosário, delegou diversas funções ao intercambistas que é formado pelo grupo Cidade Leste Para Todos, que inclui o Quarteto Arte de Soprar e o Eu & Elas. “Logo às 11h30min o Arte de Soprar esteve em apresentação na Tenda de Cristo, instituição parceira que nos concede todo o apoio e alojamento, e como auqi já é noite, foi iniciado o I Seminário de Iniciação Musical através da Flauta Doce e de Canto com as crianças italianas, entre 7 e 15 anos”, conta o professor.

As primeiras aulas de Flauta Doce e Canto foram ministradas pelas instrutoras Valdeane Limeira e Ionara Illanne, que fazem parte do Projeto Música Para Todos. Ainda durante a tarde desta quarta o grupo teve ainda mais aula de italiano básico, com a professora Cinzia. “Foi bem divertida a primeira aula e as crianças já até arriscaram em 15 minutos de aula prática a tocar a música “A Chuvinha Cai”, relata Ionara.

“Vamos poder trocar um pouco das culturas do Brasil e da Itália na noite de hoje, quando nos apresentaremos nas festividades carnavalescas da cidade. Estamos ansiosos e para amanhã seguiremos um roteiro dando continuidade a diversas atividades musicais”, pontua o professor Sílvio Rosário, coordenador do Cidade Leste Para Todos.

A viagem à Itália foi conquistada através do edital Cultura Brasil #intercâmbios, do Ministério Cultura e levou 12 integrantes do Projeto Música Para Todos para uma experiência única e produtiva no I Seminário de Flauta Doce e Canto na Catânia.