• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

II Encontro de Cordas Friccionadas UFPI Para Todos começa dia 24 de Maio

Será realizado entre os dias 24 e 31 de maio o II Encontro de Cordas Friccionadas UFPI Para Todos. O evento acadêmico é promovido pelo Departamento de Música e Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí e em parceira com o Projeto Música Para Todos, tendo a coordenação e direção artística do Maestro Cássio Martins.
O Encontro de Cordas Friccionadas UFPI para Todos é uma iniciativa de cunho técnico, artístico e cultural que é realizada anualmente na Universidade Federal do Piauí, em Teresina, pelos professores do curso de Licenciatura em Música do Departamento de Música e Artes Visuais – DMA, juntamente com os alunos do curso de Música.
O Encontro tem como objetivo criar oportunidades para os estudantes de cordas friccionadas (violinos, violas, violoncellos, contrabaixos) vivenciarem experiências camerísticas e solistas em concertos com orquestras e recitais de música de câmara, explorando conteúdos importantes para sua formação e atuação enquanto professor, instrumentista e camerista, procurando aprimorar o conhecimento técnico-musical e a vivência de tocar em grupos de câmara e orquestra.
A programação do evento inclui concertos com solistas e de câmaras, oficinas de câmara, prática de orquestra, pedagogia de introdução aos instrumentos de cordas e masterclass de violino, viola, cello e contrabaixo acústico. Grandes músicos brasileiros como Isaac Pires (MG), Maestro Afonso Quianzala (África), Ricardo Amado (RJ), Hudson Lima (RJ), Sonia Katz (RJ), Cecília Mendes (RJ) estarão nas atividades acontecerão na UFPI, no Projeto Música Para Todos e no Palácio da Música.
As masterclass de violino, viloncello, viola e contrabaixo acústico acontecerão na Sede do Projeto Música Para Todos no horário das 14:30 hs às 17:00 hs. No dia 31 de maio acontecerá o Recital de Violoncello e Piano com Isaac Andrade e Daniela Cabezas.
As inscrições estarão abertas até o dia 22 custando R$ 5,00 (cinco reais) podendo ser feitas por meio de preenchimento de ficha de inscrição no site da UFPI (http://www.ufpi.br/). A ficha deve ser entregue na coordenação do Curso de Licenciatura em Música da própria universidade.