• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

I Seminário de Flauta Doce e Canto na Catânia: Intercâmbio musical e cultural é reforçado em escolas e instituições sociais

Diariamente os alunos, instrutores e professores do Projeto Música Para Todos em intercâmbio na Itália estão realizando diversas atividades. Escolas, instituições e sedes de projetos sociais estão sendo visitados pelo grupo, que leva música, arte e a cultura brasileira aos sicilianos da Catânia. A instrutora da Iniciação Musical do Projeto, Ionara Illanne afirma que o intercâmbio tem sido uma lição de vida à todos.

Nesta quarta-feira (25) foram visitadas as escolas Scuola Media Istituto Comprensivo A. Mozoni. e a Scuola I.C. Musco, esta última localizada em Angelo Musco, periferia da cidade. Em ambas é a música é alvo de interesse de muitos alunos. A recepção não poderia ser diferente: corais e grupos de flautas receberam de braços abertos os intercambistas do Música Para Todos.

“O Istituto Comprensivo A. Mozoni. é uma escola muito musical, a recepção foi impressionante com apresentação de um coral e um grupo de flauta. Nessa mesma escola tem um pianista que trabalha com o som e acompanha os alunos em apresentação, uma professora de flauta e piano Teresa Ficheira e um Diretor de Orquestra chamado Giuseppe Musumeci, este trabalha gratuitamente na escola a 5 anos”, descreve a instrutora da Iniciação Musical do Projeto Música Para Todos, Ionara Illanne sobre a atividade realizada na instituição.

A troca de experiências na área da música tem sido intensa. Por onde passa, o grupo tem feito contatos, discutido sobre diversos assuntos da música, dentre outras conquistas. Em conversa com o maestro Giuseppe Musumeci, Ionara Illanne reforça a felicidade do italiano em receber os brasileiros. “Ele diz que a globalização traz esses pontos positivos que é a conquista de intercâmbios culturais. Citando um ator italiano demonstra uma grande emoção. Ele utiliza-se da frase de Benigni “Deus criou o universo de uma forma linda, tudo perfeito e o homem a música. Por isso esse intercâmbio foi muito mais que didático e sim uma lição de vida”, frisa a instrutora do Música Para Todos.

A cultura brasileira também está sendo levada pelo grupo do Projeto. O samba tem despertado a curiosidade dos italianos, que mesmo o conhecendo desejam saber mais um pouco sobre o ritmo brasileiro. Na cidade italiana, o Música Para Todos está sendo recebido pela Irmã Rosalba la Pegna, que integra da Tenda de Cristo, instituição que tem dado todo apoio ao grupo, recebendo o I Seminário de Flauta Doce e Canto.

O retorno dos intercambistas do Música Para Todos ao Brasil está previsto para o dia 28 de fevereiro.