• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Destaque,Notícias

GERALDINHO DE BABILA FAZ RECITAL NA SALA AGOSTINHO PINTO

4922959591_e9d7801cbc

No mês em que o Projeto Música Para Todos completa 18 anos estamos realizando uma série de recitais especiais e entre eles o recital BERÇO DO SAMBA do cantor e compositor Geraldinho de Babila, que acontecerá dia 04/05 (quinta), às 18:45h, na Sala Agostinho Pinto e irá ao ar na TV Assembleia, canal 16, no Programa Música Para Todos na TV.

Geraldinho de Babila nasceu na Cidade de Alto Araguaia – MT, no Centro-Oeste brasileiro, filho do piauiense Geraldo da Costa e Sousa e da maranhense Valmira Paiva e Sousa. Ainda jovem, Geraldinho já era perceptivo e ao escutar o pai cantarolar Chico Buarque de Holanda, aguçava o seu gosto pela música. As viagens que seu pai fazia a trabalho para o Rio de Janeiro, eram sempre ansiadas pelo menino, que gostava de saber notícias sobre o Maracanã em dia de jogo do Flamengo e outras histórias ao som de “Garota de Ipanema”.

Era comum ouvir do pai em versos rápidos de Ari Barroso, Brasil meu Brasil Brasileiro, meu mulato inzoneiro vou cantar-te nos meus versos. A presença do pai lhe mostrando, sem intenção nenhuma, o que havia de melhor na música popular brasileira. Tudo isso aguçava cada vez mais o jovem que mudava de cultura a cada ano, quando o pai era transferido para outras agências do Banco do Brasil.

Cada vez que escutava João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Morais, Chico Buarque se identificava com o cantar tímido, que era encoberto no caso do João pelos seus acordes, Tom tinha a abundância das teclas do piano, Vinícius a poesia o desinibia:  “- Não sabia mais escutar outro estilo, minha voz ficava cada vez mais baixa, e suavizava como se fosse intencional, isso é Bossa Nova, sempre gostei de cantar baixinho, suave” – Geraldinho confessa.

Geraldinho começava a ver o violão como saída para as horas de calmarias. A Bossa Nova, doutrinava seu o ouvido com a mesma rapidez que a vitrola girava o disco de vinil. Os acordes deixavam a naturalidade, as notas dissonantes começavam a frequentar as mãos, e a querer predominar cada música que aprendia.

Em 1982, ao chegar em Teresina, sentiu vontade de dar continuidade a sua musicalidade, estudou violão e intensificou sua tendência sobre a Bossa Nova, e lançou seu primeiro CD intitulado “TUDO SOBRE O AMOR”, com 14 músicas inéditas de sua própria autoria. Em 2014, Geraldinho de Babila lança seu segundo CD intitulado “Saudações Bossanovista” e é reconhecido pela crítica musical jornalística de Teresina.

Neste ano de 2017, Geraldinho de Babila lançou, seu 3º CD intitulado “Berço do Samba” e diz: “nem eu mesmo sabia que ao ouvir a música que mistura o molejo do morro e uma certa sofisticação do Jazz, me influenciaria de forma tão marcante ao ponto de me inspirar no dia a dia, com intensa criação. ”

aeb86713-ea46-44b3-ac79-4aa9c7eee94f

Saiba mais: Geraldinho de Babila, Web Site: www.geraldinhodebabila.com.br

Sobre o Projeto Música Para Todos – Realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, o Projeto Música Para Todos foi criado em Teresina (PI), em 1999, e oferece atualmente Cursos Livres, Iniciação Musical e Prática em Orquestra, para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. A Instituição tem por objetivo transformar vidas através da música e da arte. Já foram beneficiados com a iniciativa mais de 38 mil alunos tanto na capital como no interior do estado.

Apoio Cultural – Em 2017, o Projeto Música Para Todos completa 18 anos e orgulha-se em receber Apoio Cultural do INSTITUTO VOTORANTIM e Patrocínio do ARMAZÉM PARAÍBA, PINTOS, FERRO NORTE, E CONSELHO NACIONAL DO SESI, empresas que acreditam no poder transformador da arte e da cultura.