• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Imprensa,Notícias

Genu Moraes ganha exposição fotográfica no Música para Todos


A sede do Projeto Música para Todos receberá uma exposição com fotografias de Genu Moraes. O lançamento acontece na próxima terça-feira (19), com a presença “formidável” da homenageada.

O Instituto Cultural Santa Rita é apoiador da exposição que foi idealizada pela Fundação Nacional do Humor. São dezenas de fotografias de Genu sob o olhar apurado e inovador para a sua época de Valdyr Fortes, em diferentes momentos de uma das mulheres mais emblemáticas do Piauí.

Kenard Kruel, escritor, presidente da Fundação Nacional do Humor e mentor da exposição relata que a ideia surgiu ao longo do trabalho de catalogação das fotografias que irão ser publicados no livro de sua autoria, intitulado “Genu Moraes. A Mulher e o Tempo”.

“Foi uma surpresa muito grande quando comecei a escrever esse livro. Costumo fazer livros ilustrados e nesse me deparei com algumas fotografias diferentes da Genu, pelo enquadramento, pela textura e outra série de qualidades positivas e procurei saber quem era esse fotógrafo Valdyr Fortes, que eu não conhecia”, relata.

Genu foi fotografada por Valdyr pousando às margens dos rios Parnaíba e Poti; na Fazenda Bananeiras, pertencente ao seu pai, Eurípedes de Aguiar; na Praça Pedro II; assim como também fotografias dela dirigindo.

Valdy Fortes era amigo do fotógrafo piauiense José Medeiros, um dos maiores nomes da fotografia no Brasil. Ainda de acordo com Kenard, ambos iniciaram juntos os trabalhos na fotografia aqui no Piauí.

“São fotografias significativas de uma época. Vamos fazer uma exposição à altura de Genu Moraes e Valdyr Fortes”, pontua Kenard Kruel.

A exposição ‘Genu Moraes por Valdy Fortes’ fica aberta a visitação até o dia 30 de agosto, na sede do Projeto Música para Todos.

 

Beto Marques