• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Festival de Música Erudita homenageia Villa Lobos

O maestro e compositor Heitor Villa Lobos será homenageado no I Festival de Música Erudita, realizado pelo Projeto Música Para Todos. O evento, que acontece nos dias 05 e 06 de março, terá na programação palestras, recitais e minicursos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

Durante o festival, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre o compositor brasileiro. O maestro da Orquestra Infantil Música Para Todos, Cássio Martins, irá ministrar a palestra Família das Cordas com foco na Música pra Cordas Friccionadas de Villa Lobos. Já Emanuel Coelho, que é ex-aluno de Villa Lobos, dividirá sua experiência com alunos e músicos.

Os participantes poderão também aprender um pouco sobre os instrumentos da música clássica. Durante os dois dias de festival, haverá masterclasses de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, canto e piano. Quem participar terá direito a certificado e fará uma apresentação no encerramento do evento. As noites do festival, aliás, terão recitais e concertos.

O Dia Nacional da Música Clássica é comemorado no dia 05 de março e foi criado pelo presidente Lula em janeiro de 2009. A data, aliás, marca o aniversário do compositor Heitor Villa-Lobos, morto em 1959. Ele é considerado o maior expoente da música do modernismo no país com obras que possuem elementos das canções populares e indígenas.

Festival de Música Erudita