• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Exposições de Xilogravuras, Gravuras e Cordel iniciam na próxima segunda-feira (10)

Iniciando a programação de eventos do segundo semestre, o Projeto Música Para Todos realiza na próxima segunda-feira (10), na Galeria de Artes do Projeto, a abertura oficial das exposições “Luas”, de Yolanda Carvalho junto com as obras do Núcleo de Estudos de Práticas de Gravura do Piauí (NUGRAPPI), e mais, a exposição de Cordel, do artista Pedro Costa, que discute a arte popular. E para deixar a noite ainda melhor, o músico Vagner Ribeiro fará uma super apresentação sobre as cores e os sons do sertão.

Com os olhos de quem deseja transformar vidas através da arte, a artista plástica Yolanda Carvalho traça em madeiras a história humana. São xilogravuras, gravuras e calcogravuras (em metal), frutos de seu trabalho de anos de pesquisa, vivenciados em sítios arqueológicos, viagens e livros sobre a preservação da arte rupestre.

Já o grupo NUGRAPPI tem o propósito de fazer reuniões de estudo, praticando a gravura, bem como divulgar esta arte através de todos os meios, formando novos gravadores.

CARTAZ YOLANDA OK

 

No Cordel, Pedro Costa é um dos maiores divulgadores dessa Literatura e tem relevantes projetos voltados para a difusão dessa arte popular como o “Cordel nas Escolas” que tem por objetivo resgatar a literatura de cordel e incentivar a produção entre os estudantes.

Partindo para a música, apresenta-se Vagner Ribeiro, músico e idealizador do Grupo Valor de PI, onde compõe, interpreta e recria formas de articulação e produção a partir das tradições e iniciativas culturais diversas.

CARTAZ-PEDRO-COSTACORDEL-CURVADO

 

“A proposta dos eventos realizados aqui é a de levar, cada vez mais, o acesso à cultura para os alunos e para a comunidade. Queremos contribuir também com a valorização da cultura piauiense, abrindo esse nosso espaço para que os artistas possam apresentar os seus trabalhos”, destacou Valéria Franco, assistente social do Projeto.

O público poderá apreciar as obras até o dia 29 de agosto, de segunda a sábado, de 8h às 12h e das 14h às 21h. A sede do Projeto Música Para Todos fica localizado na Avenida Pedro Almeida, 145, bairro São Cristóvão.