• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Destaque,Notícias

EXPOSIÇÃO “NOSSA TERRA: PINTANDO AS EMOÇÕES DO MEU PIAUÍ” REVELA NOVOS TALENTOS DURANTE OS 18 ANOS DO MÚSICA PARA TODOS!

1724df24-632d-439b-943a-d837e3473c8a

Hoje é um dia memorável, pois há 18 anos, o Sr. Luis Carlos de Sá Filho começava o Projeto Música Para Todos, que teve sua primeira Sede na Av. Presidente Kennedy. Naquele tempo ninguém imaginava que a instituição atenderia hoje, mais de 3.000 alunos, e que já passaram pelo projeto, contabilizando também as cidades do interior do Estado, mais de 50 mil pessoas!

Um dia é pouco para um aniversário tão importante, e para quem faz parte da história do Projeto Música Para Todos, por isso, está sendo realizada a Semana das Artes Para Todos. O evento traz uma extensa programação artística e ações sociais para toda a comunidade.

Nessa segunda, (22/05), teremos na programação a Missa em ação de graças, e logo após, a Exposição Nossa Terra: Pintando as Emoções do Meu Piauí, que é um projeto elaborado na Escola Didácio Silva, coordenado pela professora e artista plástica Vilma Mascarenhas.

Vilma Mascarenhas é graduada pela Universidade Federal do Piauí em Artes Plásticas e membro da UAPPI (União dos Artistas Plásticos do Piauí), desde 2011. também é associada ao Programa dos Artesãos Profissionais Autônomos do Piauí (APAPI), desde 2010. Visto que, a unidade de ensino Didácio Silva, referência em gestão escolar, tem como um de seus diferenciais a valorização da Arte e Cultura do estado do Piauí.

Desta forma, a união da experiência artística da professora Vilma com o apoio da direção escolar, que tem como gestor o professor Alberto Machado, juntamente com os diversos talentos artísticos dos alunos do CEMTI Didácio Silva, culminaram em uma oficina de Pintura que valorizou através das pinturas em tela, obras de arte que expressem as emoções do estado do Piauí.

Entre as releituras de obras de artistas piauienses e obras de livre expressão, destacam-se, os novos talentos, que se inspiraram em obras de grandes mestres da pintura, como Portelada.

Hoje a maioria a maioria dos novos pintores, são ex-alunos da escola Didácio Silva, mas continuam no caminho da arte de pintar. Além de oportunizar a prática do que já fora visto na teoria, conhecendo os artistas de seu estado, portanto, de sua própria terra, esses novos talentos descobriram a paixão pelas artes plásticas e são promessas de grandes revelações!

049ba940-3ab5-4eeb-b099-873469a80c4b

RELAÇÃO DOS ARTISTAS/ALUNOS (AS)

Hanna Sousa Bezerra, Iara Dalva Pereira Costa, Ana  Beatriz Lopes da Silva, Eduardo Chaves Ribeiro, Expedito  Sousa da Silva, Maria Eduarda de Sousa Santos, Vanessa Franklin Sampaio da Silva, José Roberto de Araújo Sousa, Rodrigo Cardoso Primo Alves, Fernanda Vieira, Weslley Saboia Barboza, Weslley Mendes de França, Wanderson Vieira da Costa, Daniel Souza Alves, Irineu José Duarte Júnior, Alline Brenda, Ana Rebeca de Oliveira Silva, Kaio Gabriel Mendes e Silva, Moisés Vinicius Vale da Silva,  Romário Barros R. dos Santos,  Darlyanne de Sousa Ferreira, Natália da Silva Lima,  Walisson  Aguiar de Amorim, Elienai Erica Pereira de Sousa, Hadassiah Horranna Veras Freire, Clara Monalisa Medeiros Brandão, Vinicius Cardoso dos Reis, Matheus de Oliveira Costa, Luís Felipe Resende Costa, Geovanna Alves dos Santos, Geovanna de Aguiar Sousa, Giulia Viana Lima, Wanderson da Cruz Pereira Lima.

648f0636-09fa-4c71-a39f-95707a0b2677

Sobre o Projeto Música Para Todos – Realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, o Projeto Música Para Todos foi criado em Teresina (PI), em 1999, e oferece atualmente Cursos Livres, Iniciação Musical e Prática em Orquestra, para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. A Instituição tem por objetivo transformar vidas através da música e da arte. Já foram beneficiados com a iniciativa mais de 38 mil alunos tanto na capital como no interior do estado.

Apoio Cultural – Em 2017, o Projeto Música Para Todos completa 18 anos e orgulha-se em receber Apoio Cultural do INSTITUTO VOTORANTIM e Patrocínio do ARMAZÉM PARAÍBA, PINTOS, FERRO NORTE, E CONSELHO NACIONAL DO SESI, empresas que acreditam no poder transformador da arte e da cultura.