• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Escritores piauienses lançam livros na XIII Semana Santa Cecília

A XIII Semana Santa Cecília proporcionou aos alunos acesso às mais diversas manifestações culturais e por isso, na noite de ontem (20) a Biblioteca Orlânia Freire recebeu alguns escritores piauienses para lançamento de livros.
Um dos livros lançados foi “Antologia Transcultural de Poesia Feminina”, organizado pela Designer gráfico Marleide Lins de Albuquerque e a professora da Universidade Estadual do Piauí Algemira de Macedo, contando com poesia de 14 escritoras com diversas temáticas. Algumas das colaboradoras dessa coletânea, tais como Edna Guedes, Fernanda Paz, Isabel Ferreira, Josefina Ferreira, Marineide Albuquerque e Cláudia Simone de Oliveira Andrade, estiveram presentes para o lançamento. O Livro alcança além de caminhos da criação poética e promove o intercâmbio entra as escritoras.

As exposições de artes plásticas e literatura abrindo a programação da Semana Santa Cecília visam estimular um maior interesse e conhecimento do público piauiense sobre a produção cultural realizada no Estado, além de trazer ao projeto outras linguagens artísticas que se relacionam com a música. "Acredito que iniciativas como uma exposição sobre a literatura local, um projeto aparentemente pequeno, possam contribuir positivamente para a sua valorização e engrandecimento. Temos bons escritores e escritoras, precisamos ler para conhecer e aumentar a nossa autoestima" declarou Marleide Lins.

Além destas escritoras a Biblioteca Orlânia Freire recebeu o jornalista e apresentador de Tv Rivanildo Feitosa para o relançamento do seu primeiro romance, “Reflexões de uma cadela vira-lata” que tem como personagem principal uma cachorra chamada Sabiá, que sonha, vê, deseja e pensa como gente. Vivendo no mundo das fantasias, seu principal ideal é tornar-se humana, com um corpo de “mulher”. O editor do romance, Márcio Trigo, fala que a obra é uma espécie de fábula adulta, que inclui vários estilos: naturalismo, realismo, fantástico e erótico.

O livro foi lançado em dezembro de 2011 e relançado no Música Para Todos e ainda pretende ser lançado em outro estados. A obra será lançada em agosto em São Luís do Maranhão e Fortaleza. “O objetivo é divulgar o meu trabalho em toda a região do Nordeste do Brasil, além e reforçar a minha presença como escritor em Brasília, onde tem mais de 300 mil piauienses”, revela Rivanildo Feitosa.

Todos os livros lançados na Biblioteca Orlânia Freire encontram-se disponíveis para alunos, professores e comunidade em geral, além de tantos outros títulos que fazem parte do acervo da Biblioteca.