• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Concerto no Teatro 4 de Setembro marca encerramento do Encontro Internacional de Cordas

Durante boa parte do mês setembro, a Orquestra Música Para Todos esteve em intenso aprendizado, graças ao Encontro Internacional de Cordas. O evento será encerrado com um concerto final no Teatro 4 de Setembro, a ser realizado no próximo dia 28 de setembro, às 19h. A regência será feita pelo maestro Israel Menezes, fundador da Orquestra Rio Camerata, do Rio de Janeiro.

Para Cândida Fitânia, coordenadora dos Cursos Livres do Música Para Todos e organizadora do Encontro Internacional de Cordas, já é possível fazer um balanço do evento. “Foram dias de intenso saber. É sempre bom ver os alunos do Projeto conquistando novos conhecimentos, ampliando seus repertórios e se tornando exemplos. Nosso destino é caminhar no sentido da excelência, sempre com foco e muita dedicação, o que não está faltando nos ensaios, aulas e workshops de cordas friccionadas”, avalia.

A organização do evento também ficou por conta de uma das ministrantes, a violista da Suíça, Tirza Vogel. Ela já desempenha um projeto social com a música em uma comunidade da cidade Nazária, através da Igreja Batista da cidade, que mantém a Associação Cultural Dádiva de Deus. O programa escolhido para o concerto final foi ‘Concerto em Lá Maior Para Piano N° 23 KV 488, de Mozart’.

A parceria entre os ministrantes, professores e alunos do Música Para Todos, segundo Tirza, está sendo o grande diferencial do Encontro. “Estamos vivendo uma aventura musical de 18 dias intensos de muito trabalho. Foi um prazer enorme trabalhar com alunos tão motivados lado a lado com outros professores do Projeto. As aulas de música de câmara e orquestra foram momentos de partilha, nos quais podemos criar algo em conjunto, o que para mim é a melhor parte do trabalho de um músico”, afirma a violista.

O Teatro 4 de Setembro recebe a Orquestra Música Para Todos, no dia 28 de setembro, a partir das 19h. O concerto é aberto ao público, com entrada gratuita. Vale a pena prestigiar e sentir o som da música erudita.

Há 16 anos transformando vidas através da arte, o Música Para Todos conta com a parceria do Armazém Paraíba.

O regente: Maestro Israel Menezes

Pela primeira vez, a Orquestra Música Para Todos será regida por Israel Menezes, grande referência no Brasil e com destaque internacional. Israel é fundador e Regente Titular da Orquestra Rio Camerata desde 1986 e da Orquestra de Câmara do CSVP, de Niterói (RJ). Tem atuado como Maestro convidado em diversas orquestras, no Brasil e no exterior, com passagem pela França, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Egito e Armênia. Desde agosto deste ano é professor de Regência de Orquestra do Centro Universitário do Conservatório Brasileiro de Música.