• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Edital oferece três milhões para projetos culturais

O Instituto Votorantim vai destinar três milhões de reais para projetos culturais formulados por organizações e empresas sem fins lucrativos. A intenção do instituto é cooperar com a redução das desigualdades culturais predominantes em nosso país.

O Instituto Votorantim realiza periodicamente editais públicos para selecionar projetos na área cultural, com a intenção de ampliar e qualificar o acesso de jovens, entre 15 e 29 anos, à cultura. Desde 2006, mais de 100 projetos foram apoiados e 1,7 milhão de jovens beneficiados. “Temos observado, desde o primeiro edital, um aumento na qualidade dos projetos, que apresentam ações mais efetivas de democratização cultural e articulação local, principalmente em parceria com a rede escolar”, afirma o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Votorantim, Rafael Gioielli. “Agora, em 2010, pretendemos ampliar ainda mais esses números e a qualidade de nosso incentivo. O processo de seleção pública é uma ótima oportunidade para mapearmos novos parceiros em todas as regiões do País, fortalecendo a diversidade de nossa atuação cultural”, acrescenta.

“O edital está aberto para pessoas físicas e jurídicas, de projetos de pequeno a grande porte, em todas as áreas culturais – cinema, vídeo, literatura, música, patrimônio, artes visuais e cênicas”, comenta o Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Votorantim. O que se espera são ações que estimulem a vivência cultural, desenvolvam senso crítico e produzam jovens multiplicadores da cultura. Quanto à questão legal, é necessário que os projetos estejam inscritos no Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac para que a captação dos recursos seja feita por meio da Lei Rouanet ou da Lei do Audiovisual.

A novidade dessa edição é a categoria Acessibilidade que reforça a importância da inclusão e formação cultural de jovens com deficiência ou mobilidade reduzida. Do total de R$ 3 milhões que serão investidos no edital, até R$ 1 milhão será destinado à categoria. “É preciso investir em projetos que diminuam as barreiras simbólicas, econômicas e físicas que dificultam o acesso às artes e que, no caso de jovens com deficiência, são ainda mais complexas”, afirma Gioielli.

No Piauí, o Projeto Música Para Todos é uma das instituições que já foram contempladas nos editais do Instituto Votorantim, e hoje conta com seu patrocínio para a realização de suas ações.  O Projeto, que a 11 anos oferece aulas gratuitas de música e trabalha a iniciação de crianças e adolescentes dos bairros de Teresina, já atendeu mais de 20.000 pessoas.

A inscrição de projetos é gratuita e poderá ser realizada até o dia 1 7 de setembro de 2010,até às 18h00, pelo endereço: www.blogacesso.com.br/selecaodeprojetos.