• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Duo Piag?í faz apresentação no Projeto Música Para Todos

Com as músicas Bachianas nº 5, de Villa Lobos; Passarinhadeira, de Guiga e Paulo César Pinheiros; Chorando no choro, de Portinho;  Feitiço da Vila, de Noel Rosa o grupo Duo Piagüí ao som das cordas do violão e do sopro do oboé envolveu a todos na noite desta sexta-feira (23), no Projeto Música Para Todos.

O grupo é formado por José Brandão e José Ronaldo, mais conhecido como Branco. José Brandão é estudante do curso de Educação Artística com habilitação em Música da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Instrutor de violão do Projeto Música Para Todos e integrante do grupo Quarteto Passos de Violão. José Ronaldo é fundador do Quinteto Piauhy e Quinteto Cajuína. Formado em música pelo IFPI, e em Musicografia Braile pela Escola de Música de Teresina. Atualmente faz o curso de Educação Artística – com Habilitação Artes Visuais na UFPI e é  técnico em Oboé pela Escola de Música de Brasília.

O Duo Piagüí tem um ano e de acordo com os integrantes surgiu da idéia de montar um grupo em que pudesse divulgar o trabalho de música com diferentes instrumentos.  “O trabalho de câmara  não é um trabalho fácil. Nós acabamos fazendo um trabalho pioneiro, em cima de músicas brasileiras, unindo um repertório mesclado entre o erudito e o popular, sempre levando o nome do Estado, no caso o Piauí”, diz .

O oboé  é considerado como um dos instrumentos mais difícil de tocar e o violão o mais popular entre os brasileiros e a união desses dois instrumentos acaba por colocar em evidencia a importância de estudar a música como destaca Brandão: "o que sempre digo para meus alunos é que eles se dediquem aos estudos, pois estudar música não é uma tarefa fácil. E para montar um grupo é necessário antes de tudo determinação. Digo a eles que através de suas atitudes pode gerar suas oportunidades".

Branco destaca que para estudar música tem de haver um incentivo. “No Projeto Música Para Todos vejo que há um trabalho sério. O projeto está de parabéns, está desenvolvendo um bom trabalho formando jovens talentosos. E em breve os alunos daqui terão também, a oportunidade de estudar o Oboé”. 

A apresentação do grupo Du Piagüí faz parte da agenda de eventos do Projeto Música Para Todos, que semanalmente promove recitais com alunos e ou convidados, às 18 horas.