• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Dorival Caymmi é homenageado em noite de recital do Música Para Todos; fotos!

O Projeto Música Para Todos homenageou o consagrado compositor e intérprete da Música Popular Brasileira, Dorival Caymmi. Sua obra musical foi interpretada, na noite de ontem (02), durante recital, pela jovem cantora e aluna do Projeto, Flávia Freitas, dentro da programação oficial de eventos do mês de junho, na Sala Agostinho Pinto. O Instituto Votorantim é um dos apoiadores desta iniciativa que em 2015 completa 16 anos de atuação no estado do Piauí.

Em sua apresentação, Flávia esteve acompanhada da banda formada por músicos desta referida instituição. Dentre eles: Janystony Mello: Flauta transversal; Fernando Muniz: Violão; Rafael Fontenele: Teclado; Francisco Santos: Clarineta e flauta transversal; Binho: Percussão; Francisco Feijão: 7 Cordas; Zety: Bateria; Marcel Régis: Cavaquinho e Bandolim.

Flávia Freitas canta Dorival Caymmi no Projeto Música Para Todos

Dorival Caymmi

Dorival Caymmi nasceu em Salvador-Ba, em 1914. Foi um cantor, compositor, violonista, pintor e ator brasileiro.

Compôs inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano, tendo como forte influência a música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica.

Morreu em 16 de agosto de 2008, aos 94 anos, em casa, às seis horas da manhã, por conta de insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos em consequência de um câncer renal que possuía havia 9 anos, permanecia em internação domiciliar desde dezembro de 2007.

Poeta popular, compôs obras como Saudade da Bahia, Samba da minha Terra, Doralice, Marina, Modinha para Gabriela, Maracangalha, Saudade de Itapuã, O Dengo que a Nega Tem, Rosa Morena.

Intérprete:

Flávia Freitas iniciou sua carreira aos 14 anos de idade no coral da escola onde estudava, em 2009 ingressou no Projeto Música Para Todos, para fazer o curso de violão popular, começou também na Escola de Música de Teresina cursando técnica vocal durante 2 anos, possuí o curso Técnico em Música pelo Instituto Federal do Piauí, em 2014 e 2015 participou do Festival de música de Brasília, onde teve a oportunidade de cantar com Sivuquinha de Brasília.