• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Dia dos Professores

 Hoje é o dia deles. O dia dos profissionais que são responsáveis por tornar os sonhos de tantas pessoas possíveis. Eles são um dos profissionais mais importantes em toda sociedade, isso tudo por que são eles que comandam todos os outros futuros profissionais e cidadãos.
E por isso o Projeto Música Para Todos quer parabenizar seus professores e instrutores que se dedicam diariamente a arte de ensinar, destacando assim, a importância do trabalho deles realizados com alunos da instituição, mostrando que a música é uma ferramenta de desenvolvimento intelectual e sócio-cultural.
A criação da data surgiu no ano de 1827 quando D. Pedro I que fosse criadas as primeiras escolas primárias em toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, e elas foram de “Escolas de Primeiras Letras”. Já idéia de fazer do dia um feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências, dentre outras questões. A reunião foi um sucesso e outras escolas passaram a adotar a data, até que ela se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
 

O Escritor Paulo Freire disse que “A educação muda às pessoas, a sociedade sem educação não muda”. E por isso podemos destacar a importância do trabalho dos 35 profissionais que ministram aulas de música em nosso projeto. Tamanha é a missão destes professores e instrutores que diariamente encontram-se com todos os tipos de sonhos e dedicam-se no ensino de cada aluno. “Sinto-me colaborador da construção educativa artístico-cultural da comunidade. Ser professor é um desafio e ao mesmo um crescimento e enriquecimento pessoal e profissional. É somar na qualidade de ensino”, declarou o instrutor de Iniciação Musical do Projeto Música Para Todos, Júnior Francisco.