Biblioteca Orlânia Freire – Sede do Projeto Música Para Todos

Aberta Diariamente
Horários: Segunda a Sexta – 08:00 às 12:00; 14:00 às 19:00.

                  Sábado – 08:00 às 12:00.

Bateria

Duração: 562 horas

A bateria é responsável pelo ritmo e pela pulsação – o andamento da musica. Indica com rudimentos (viradas) as mudanças de trechos da composição. Atua nas frequências graves e é parte essencial do controle da dinâmica na prática coletiva.

Contra-Baixo

Duração: 125 horas
A função do contrabaixo em uma banda é fundamental. No baixo é que está a sustentação da harmonia de uma banda. O contrabaixo é o instrumento que, junto com a bateria, determinam o balanço da música.O curso de Contrabaixo oferece ao aluno a possibilidade de dominar a execução rítmica e harmônica: para acompanhar cantores e bandas; e melódicas: para solar e compor as suas próprias canções. O repertório abrange os principais ritmos nacionais e internacionais, focando no estilo favorito do aluno.

Flauta Doce

Duração: 400 horas
Fácil de tocar e agradável de ouvir, a flauta doce é um dos instrumentos mais antigos e populares da música ocidental. Versátil e de fácil deslocamento, ela requer muito estudo e prática, para se conseguir retirar a melhor melodia possível. Por ser de fácil manuseio, e rápido aprendizado, a musicalização através da flauta foi escolhida para a alfabetização musical de crianças e adolescentes. No curso, os alunos recebem noções de respiração, postura e leitura de partituras, além da prática em conjunto e de apresentações solo.
O curso de flauta doce é o estágio inicial para o aprendizado de outros instrumentos da iniciação musical

Percussão

Duração: 25 horas
Aprendendo noções rítmicas, variação de estilos e os rudimentos básicos, o aluno de percussão encontra pela frente instrumentos da cultura popular brasileira como: afoxé, ganzá, reco-reco, agogô, e tambor. Além da variedade de instrumentos, a percussão também possibilita o aluno a optar pela percussão popularou trilhar seus caminhos na música erudita. O curso de percussão é o estágio básico para ingressar no Curso de Bateria.

Teclado

Duração: 260 horas
Uma orquestra inteira em meio a teclas brancas e pretas. A possibilidade de reproduzir dezenas de timbres de instrumentos eletrônicos, acústicos e efeitos sonoros, permite ao Teclado eletrônico executar músicas em todos os estilos. O curso de teclado oferece ao aluno a possibilidade de trabalhar uma grande variedade de ritmos, melodias de forma rápida e prática. Baseado em uma linha técnica, o método permite que o aluno desenvolva o sincronismo de tocar melodia e acordes (mão direita e esquerda) de forma harmônica, e estar preparado para qualquer tipo de apresentação, seja ela solo, ou acompanhando voz ou outros instrumentos.

Violão Erudito

Duração: 458 horas
O curso ensina o instrumento através de um repertório que passeia entre peças eruditas e populares, que vão do barroco ao contemporâneo passando pela complexidade do choro e da Bossa Nova. Orientados para a leitura de partituras, e a execução em solo das músicas, os alunos deste curso estarão atos a afazer apresentações em solo ou em conjunto, sempre mantendo a postura especifica e o ritual da música clássica.

Violão Popular

Duração: 454 horas
Direcionado a execução de canções populares de diversos estilos (rock, pop, MPB etc.), Ideal para os alunos que querem acompanhar cantores, bandas ou mesmo realizarem apresentações solo de música popular. Os alunos recebem orientação de teoria musical, postura e leitura de partitura, cifras e, opcionalmente, aulas de canto.

Violino

Duração: 400 horas

O violino é um instrumento musical, classificado como instrumento de cordas friccionadas. É o menor e mais agudo dos instrumentos de sua família (que ainda possui a viola, o violoncelo, correspondendo ao Soprano da voz humana). O violino possui quatro cordas, com afinação da mais aguda à mais grave: Mi, Lá, Ré e Sol. O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas dependendo do encordamento utilizado e da forma que é tocado, podem-se produzir timbres mais aveludados.

Violoncelo

Duração: 400 horas

O violoncelo é um instrumento da família dos instrumentos de corda. Tocado geralmente com arco, na posição vertical colocado entre as pernas, possui quatro cordas afinadas em quintas, primeira corda- LÁ, segunda- RÉ, terceira-SOL e quarta- DÓ.

Viola

400 horas

A viola  é um instrumento musical da família do violino (de arco e quatro cordas), assemelhando-se visualmente a este, inclusive na maneira de se tocar. No entanto, possui um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave, sendo o seu registo intermédiário entre o violino e o violoncelo.

Contra-baixo acústico

400 horas

O contrabaixo acústico (apelidado no Nordeste de rabecão) é um cordofone, instrumento de cordas friccionadas por um arco, transpositor (soa uma oitava abaixo do que se lê na partitura), também tocado por pizzicato (beliscado em italiano), com os dedos. Dentre os instrumentos da família das cordas na orquestra é o registro mais grave e também o de maior tamanho.

Seção

Seção vazia. Edite a página para adicionar conteúdo aqui.