• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Coro de Câmara de Campina Grande se apresenta no Projeto Música Para Todos

Uma caravana com 30 alunos e professores do curso de Música da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG esteve em Teresina, entre 20 a 24 de junho, participando de um intercâmbio com músicos e estudantes da cidade. Na noite desta terça-feira (23), os artistas apresentaram os seus trabalhos, e emocionaram e alegraram o público presente.

O projeto, em parceria com várias instituições, foi realizado em diversos locais da cidade e contou com a participação do Quarteto da Rainha, Orquestra e Coral da UFPI, bem como alunos, professores e o Coral do projeto Música para Todos.

O repertório das apresentações é variado, mas o grande momento foi a estreia da Cantata do Sol e da Lua, de Vladimir Silva, obra que foi escrita com o propósito de narrar a trajetória de João Batista e Jesus.

Por conta dos festejos juninos, o grupo apresentou a primeira parte da cantata, que fala de João Batista e combina elementos sagrados e seculares, ligados ao solstício de verão. Durante a apresentação, a narração da cantata fica por conta das atrizes do Grupo Teatro Bodega, que tem se dedicado ao trabalho de contação de histórias, misturando teatro tradicional e de rua com a linguagem dos clowns. As duas atrizes que interpretam o Sol e a Lua recitam, dançam, pulam, correm e interagem com músicos e plateia, criando um ambiente lírico e, ao mesmo tempo, recheado de bom humor e irreverência.

Além da Cantata do Sol e da Lua, o Coro de Câmara de Campina Grande, também interpreta o repertório apresentado recentemente na turnê pela França, focalizando sobretudo, a obra de vários compositores brasileiros, dentre os quais Reginaldo Carvalho, paraibano que residiu em Teresina por mais de quatro décadas. O repertório do grupo é variado e inclui clássicos da música brasileira, a exemplo de Carinhoso e Brasileirinho.

O encontro entre os alunos e professores serviu para estreitar os laços entre as instituições participantes que poderão futuramente desenvolver outras ações conjuntamente, a exemplo da participação no Festival Internacional de Música de Campina Grande, que será realizado entre os dias 13 e 18 de julho.