• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Churrascada da Leitura terá participação da escritora Talita do Monte

Vem aí mais uma edição da Churrascada Musical. Desta vez, o tema da festa será a Leitura, em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril. O evento acontece no dia 30 de abril, a partir das 10h, na sede do Projeto e contará com a presença da escritora e contadora de histórias Talita do Monte. Chagas Vale também abrilhanta a festa.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura Infanto-juvenil. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que mais tarde foram para a TV, no seriado ‘O Sítio do Pica-pau amarelo”.

No Música Para Todos, Talita lança seu primeiro livro infantil, a obra Malu Maluca, com primorosa ilustração de Ângela Rêgo e impresso na Gráfica Halley. Malu Maluca conta ainda com um posfácio da professora Cecília Mendes, recomendando a obra para crianças, pedagogos, pais e amantes da literatura infantil em geral.

Na história, a curiosidade de uma menina ao identificar a coincidência de nomes e apelidos de suas amigas a leva a descrever detalhadamente a maluquice de cada uma das três personagens, de apelido Malu. Cada uma das Malus com sua personalidade e com traços bem engraçados e peculiares as crianças de um modo geral.

“Vamos reunir professores, alunos e familiares numa festa bem bonita. As Churrascadas são responsáveis por momentos de muita emoção e interação entre todos que fazem, conhecem e apoiam o Projeto Música Para Todos”, destaca a coordenadora da Iniciação Musical, Angela Marinho.

Os alunos da Escola Municipal Roberto Cerqueira Dantas, do bairro Monte Verde, zona norte de Teresina, são os convidados da grande festa.

Sobre o Projeto Música Para Todos – Realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, o Projeto Música Para Todos foi criado em Teresina (PI), em 1999, e oferece atualmente Cursos Livres, Iniciação Musical e Prática em Orquestra, para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. A Instituição tem por objetivo transformar vidas através da música e da arte. Já foram beneficiados com a iniciativa mais de 36 mil em dezenas de municípios piauienses.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Projeto Música Para Todos orgulha-se em receber o patrocínio cultural do Banco Votorantim e do Armazém Paraíba.