• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Biblioteca Orlânia Freire recebe escritores para lançamento de livros

No dia 22 de maio Marleide Lins e Pedro Costa lançarão seus livros e Fátima Castelo Branco relançará o seu Song Book na Comemoração de aniversário de 13 anos do Projeto Música Para Todos dando continuidade a idéia de unirmos várias linguagens artísticas culturais em um mesmo espaço.
Marleide Lins lançará seus livros “Identidades e diversidade cultural – artigos e Identidades e Diversidade cultural – práxis”, sendo este um livro duplo e bi-língue, além do “Songbook – Fátima Castelo Branco” com mais de 80 canções e partituras. Natural de São Paulo, a poetisa, teatróloga, produtora fonográfica e designer gráfico participou de vários movimentos culturais da década de 70 e em abril deste ano recebeu o título de cidadania teresinense proposto pela Vereadora Rozário Bezerra (PT). Lançou seu livro em Portugal no Museu de Arte Pré-Histórica e no Sagrado do Vale de Mação durante o Ciclo de Conferência 2012 e os livros fazem parte do acervo de bibliotecas renomadas no mundo todo.
A propostado livro “Identidades e diversidade cultural – artigos e Identidades e Diversidade cultural – práxis” era divulgar aspectos da identidade cultural brasileira como afirma Marleide Lins “Nos proposmos a divulgar os estudos publicados sobre a temática das identidades e diversidade cultural brasileira, com maior foco no Piauí. O reconhecimento maior e realização, além dos elogios, é saber que hoje essa obra faz parte do acervo renomado mundialmente, arquivo da “Torre do Tombo”, além de está também na Biblioteca Nacional, em Lisboa, e na Biblioteca de Açores” afirmou Marleide.
Marleide Lins de Albuquerque publicou os livros Sub-Vivo (1979) e Plexo Solar (2010), assim como as peças Baile da Morte (1982) e Bay, Bay, Baygon (1985), em co-autoria com Adalmir Miranda. É servidora da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e, desde 1996, desenvolve trabalho em seu próprio estúdio de arte.
Será lançado ainda no Hall da Biblioteca Orlânia Freire o Cordel “Reminiscência de Neto Rêgo” do cordelista Pedro Costa, que homenagea o precursor do Projeto Música Para Todos, Sr. Neto Rêgo.