• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Bate Papo Literário: Glorinha Nery Costa lança “De Mãos Dadas” no Música Para Todos

Na próxima terça-feira (17) o Projeto Música Para Todos realiza o primeiro Bate Papo Literário de 2015. Para esta primeira, uma das convidadas é Glorinha Nery Costa, autora do livro “De Mãos Dadas” que reúne diversas cartas trocadas com o seu esposo, Ezequias Costa, ex-deputado escrevia de Brasília para a esposa, que ficou no Piauí cuidando dos filhos. São mais de 340 correspondências, guardadas durante todo esse tempo.

Depois da morte do marido, dona Glorinha reviveu esse amor passando a limpo essas cartas, as quais nunca tinha mostrado a ninguém. Glorinha lembra que conheceu Ezequias no dia em que foi à sua primeira festa, aos 15 anos. Entre namoro, noivado e casamento demorou pouco tempo. Logo vieram os filhos e Ezequias foi para Brasília, após ser eleito deputado.

“Fiquei com a ideia do livro na cabeça. Passada a saudade, fui ler as cartas. Tenho todas guardadas, mas eu guardava sem intenção nenhuma de mostrar para alguém. Aquilo era uma lembrança minha. Com a doença dele e a partida, passei a me interessar por elas e, nesse meu interesse, fui colecionando melhor. Fui organizar porque os meninos [filhos] não entendiam bem por causa da letra dele. Um dia, encontrei uma amiga [poetisa Bernadete Ferraz] e comentei com ela. Ela me deu muita força. Ela foi muito importante”, explica Glorinha.

Assim nasceu a obra “De Mãos Dadas”, com o apoio dos filhos, principalmente do advogado e presidente da Academia Piauiense de Letras, Nelson Nery Costa. “É o primeiro livro, apesar de ter filhos escritores, que me incentivam. Não garanto escrever outros, mas garanto incentivar qualquer um que queira escrever”, afirma. A intenção, segundo Glorinha, é prestar uma homenagem ao marido, que foi um deputado combativo e “um homem de muita fé e amor ao próximo”.

A obra “Narrativas do Jornalismo e Narrativas da História”, organizado por Ana Regina Rêgo, Teresinha Queiroz e Marcela Miranda e lançado pela Editoria Media XXI, de Lisboa, também será lançada na sede do Música Para Todos. O Bate Papo Literário, contará com a presença das autoras e será iniciado a partir das 18h45min, do dia 17 de março.

O evento é aberto ao público! Participe conosco!

sarau lit cartaz graf - Cópia