• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Aniversário do Projeto Música Para Todos: 13 anos de muita música

Hoje é dia de festa! Há 13 anos, no ano de 1999 nasce a história e compromisso com a educação musical. Ao longo dessa década o Projeto Música Para Todos atendeu mais de 40 mil pessoas tornando acessível o ensino musical e contribuindo assim para o aproveitamento escolar e convívio em sociedade, e tem priorizado dar oportunidade para aqueles que anseiam conquistar espaço social por meio da arte da música.
A idéia principal do Projeto Música Para Todos é dar oportunidade a crianças, jovens e adultos a desenvolverem uma educação musical levando sempre em consideração o princípio da sustentabilidade, dentro da própria instituição, onde vários alunos já se tornaram professores do Música Para Todos.
O Projeto Música Para Todos oferece ensino gratuito de música a 11.414 alunos, sendo que 1.206 são atendidos na sede, 2.194 são atendidos em 20 escolas públicas dos bairros de Teresina. No interior do Estado já difundiu a música para 11 mil pessoas durante dois anos, onde foram beneficiadas vinte cidades do Piauí nos municípios de: José de Freitas, Cabeceiras, Barras, Batalha, Porto, Campo Largo, São João do Arraial, Esperantina, Morro do Chapéu, Luzilândia, Joca Marques, Madeiro, Altos, Campo Maior, Nossa Senhora de Nazaré, Capitão de Campos, Piripiri, Brasileira e Piracuruca.
O Projeto divide o seu trabalho educacional em três modalidades de ensino: Cursos de Iniciação Musical, Cursos Livres e Curso Técnico em Instrumento Musical que foi instalado em abril, é reconhecidos pelo MEC e está sob a Direção Técnica do maestro Amilson Godoy, o mestro, pianista e professor Mário Boffa e a Coordenação Pedagógica a pianista e professora Maria Amélia. Os cursos oferecidos: teclado, piano, percussão, bateria, violão clássico, violão popular, contra baixo elétrico, flauta doce, flauta transversal, clarineta, saxofone, violino, viola, violoncelo e técnica vocal.

A fim de promover integração entre os alunos e possibillitar a eles mostrarem seus talentos realizam-se atividades como concursos, tais como, Concursos de Violão, de Chorinho e de Intérpretes, além de momentos de lazer como Churrascadas que acontecem mensalmente em homenagem aos aniversariantes sem esquecer-se de frizar a importância do esporte por meio da Pelada Musical que acontece uma vez a cada mês.


Os cursos de capacitação para professores da rede pública Projeto Música Para Todos oferece também o curso de oferece novas oportunidades aos piauienses e ajudando as escolas a cumprir a lei nº 11.769/2008 que determinou que até agosto de 2012 todas as escolas da educação básica brasileira ofereçam o ensino da música. Todas essas atividades proporcionadas pelo Projeto Música Para Todos tornam-se possíveis por meio de parcerias de empresas como: o Banco Votorantim, Oi, Petrobrás, além da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Piauí – o SIEC, e a Lei Rouanet que patrocinam o Projeto Música Para Todos.
No desenvolvimento das atividades contou e conta com a participação de grandes nomes da música instrumental piauiense e brasileira, como o Maestro Andersen Viana, as doutoras em Flauta Lúcia Carpena e Cláudia Schreiner, a solista Hella Frank, Isac Pires, Edson Queiroz, Maestro Quianzala, e entre outros nomes promove o avanço musical de nossos alunos e professores na busca constante pela melhor técnica.

Mais que uma escola de Música, o Projeto é uma oficina do saber, onde se busca construir um ser humano mais responsável para a comunidade e para consigo mesmo, além de disseminar valores como compreensão, tolerância e igualdade, através do convívio benéfico e do aprendizado da música.
“Existem muitas dificuldades para se trabalhar com um projeto sem fins lucrativos, mas decepções eu não me lembro de nenhuma, prefiro lembrar a alegria de poder contribuir contra os males da ociosidade e da falta de horizontes da nossa juventude através do Projeto Música Para Todos. Esse desafio é uma adrenalina muito forte para o meu dia-a-dia onde eu preciso alçar a picos mais altos que o Everest, mas o meu maior sonho é a universalização do ensino da música no estado do Piauí” – declarou Luis Sá, gerente geral do Projeto Música Para Todos.
A programação de aniversário contará com grandes homenagens, tais como ao artista-plástico Nonato Oliveira com sua esposição “Cenas de Festa” e ao empresário Augustinho Pinto, que é colaborador do Projeto Música Para Todos desde a fundação, que dará nome a sala de apresentações do Projeto.

PROGRAMAÇÃO:
Abertura da Exposição “Cenas de Festa” de Nonato Oliveira.
SALA AGOSTINHO PINTO
16:00h .. Cinema no Música Para Todos – “A vida de Santa Rita de Cássia”.
18:00h .. Missa;
18:30h .. Descerramento da Placa “Sala Agostinho Pinto”;
HALL DA BIBLIOTECA ORLÂNIA FREIRE
18:45h…..Lançamento de Livros;
Homenagem a Nonato Oliveira;
Cocketel;
PALCO EXTERNO DO PROJETO MÚSICA PARA TODOS
19:00h …Final do 5º Concurso de Intérpretes do Projeto Música Para Todos;
 21:00h… Festa “Dia das Artes Para Todos” em comemoração ao Aniversário de 13 anos do Projeto Música Para Todos – Corte do Bolo.