• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Alunos e instrutores de violino participam de workshop de iniciação musical

O Projeto Música Para Todos não se limita a oferecer, de forma gratuita, aulas de música para a comunidade. Dar subsídios para que seus alunos e instrutores possam estar sempre tendo a oportunidade de obterem mais conhecimentos também está entre as diretrizes da instituição. Nesse sentido, convidou a professora Luiza Volpini para ministrar um workshop de iniciação musical para alunos e instrutores do curso de violino, realizado no último sábado, dia 7 de maio.

Luiza Volpini é bacharel em Viola e licenciada pela Universidade de Brasília. Participou de vários festivais e cursos de especialização no ensino do violino. É fundadora do curso Violino para Crianças, do Programa de Extensão – Música para Crianças da Universidade de Brasília. Atualmente coordena e é professora na instituição; desenvolve atividades de pesquisa na área de ensino e aprendizagem do Violino em Grupo e formação de professores.

A professora acompanhou uma aula dos alunos do Grupo Suzuki de Violino e logo em seguida fez algumas atividades com as crianças, passando a elas algumas dicas de como melhorar a relação com o instrumento. Depois, acompanhou uma apresentação da Orquestra Infanto-Juvenil UFPI Para Todos (OIJUFPIT), sob a regência do professor Cássio Martins.

Em sua palestra, a professora mostrou como é seu trabalho junto às crianças e de que forma é possível acompanhar melhor o progresso dos alunos do curso de violino, através da caderneta. Apresentou um material desenvolvido por ela e uma equipe de pesquisadores em métodos de ensino musical, destinado especialmente às crianças, público com o qual ela já trabalha a algum tempo e tem bastante familiaridade. Os instrutores do projeto Música Para Todos acompanharam com atenção toda a explanação da professora.

Outros workshops e atividades semelhantes já estão na agenda do Projeto Música Para Todos para serem realizados em breve e assim continuar com o processo contínuo de aperfeiçoamento de seu corpo docente e discente.