• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Chelasea Dayse, Samara Andrade e Paula Milena, integrantes do Grupo Eu & Elas estão de malas prontas para embarcar para Catânia, na Itália Em Notícias

Alunos do Música Para Todos participarão de intercâmbio na Itália

Os alunos do Projeto Música Para Todos vão voar ainda mais alto. Doze integrantes, entre alunos, instrutores e professores deixam Teresina na próxima semana com destino a Catânia, na Itália, onde farão intercâmbio durante um mês e participarão do I Seminário de Iniciação Musical Através da Flauta Doce e Canto.

O intercâmbio foi conquistado por meio do Edital Conexão Cultura Brasil #intercâmbios lançado pelo Ministério da Cultural ainda em julho de 2014. Os contemplados com a viagem foram selecionados através do I Concurso de Grupos Musicais do Projeto Música Para Todos, que contou com a participação de 18 grupos de estilos diferenciados, que passearam do rock, soul até a música erudita.

“É uma experiência e tanto para todos que vão participar do intercâmbio, sem falar na grade curricular e musical de cada um que só tem a crescer indo para um país de referência na música como é a Itália”, diz Sílvio Rosário, professor de teclado do Música Para Todos Sílvio Rosário. Ele também é coordenador do Grupo Eu & Elas, formado por ele e mais quatro alunas, que também participarão do intercâmbio.

Os pais dos alunos não escondem a emoção. Para Vera Lúcia Dias, mãe de Bruno Rafael, um dos alunos contemplados, a sensação é de extremo orgulho. “Eu vejo ele progredindo com a música e a família que antes tinha muito orgulho dele agora só aumenta”, afirma a mãe emocionada.

Aluno de Iniciação Música através da Flauta Doce, desenvolvida na Unidade Escolar Professor João Soares, Bruno Rafael é integrante do Quarteto Arte de Soprar que já prepara repertório a ser apresentado em solo italiano. “São 15 músicas populares brasileiras e eruditas que vamos levar. Estou muito feliz pela oportunidade”, diz o estudante.

O edital integra o Programa Conexão Cultura Brasil, que tem como objetivo promover a presença de artistas e empreendedores brasileiros em eventos artísticos e de negócios culturais e em atividades de formação (cursos e estágios) no Brasil e no exterior.  A Secretaria da Economia Criativa, do Ministério da Cultura (MinC), divulgou, nesta terça-feira (3), a lista final dos selecionados no Edital.