• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Alunos do Música Para Todos participarão de intercâmbio na Itália

Os alunos do Projeto Música Para Todos vão voar ainda mais alto. Doze integrantes, entre alunos, instrutores e professores deixam Teresina na próxima semana com destino a Catânia, na Itália, onde farão intercâmbio durante um mês e participarão do I Seminário de Iniciação Musical Através da Flauta Doce e Canto.

O intercâmbio foi conquistado por meio do Edital Conexão Cultura Brasil #intercâmbios lançado pelo Ministério da Cultural ainda em julho de 2014. Os contemplados com a viagem foram selecionados através do I Concurso de Grupos Musicais do Projeto Música Para Todos, que contou com a participação de 18 grupos de estilos diferenciados, que passearam do rock, soul até a música erudita.

“É uma experiência e tanto para todos que vão participar do intercâmbio, sem falar na grade curricular e musical de cada um que só tem a crescer indo para um país de referência na música como é a Itália”, diz Sílvio Rosário, professor de teclado do Música Para Todos Sílvio Rosário. Ele também é coordenador do Grupo Eu & Elas, formado por ele e mais quatro alunas, que também participarão do intercâmbio.

Os pais dos alunos não escondem a emoção. Para Vera Lúcia Dias, mãe de Bruno Rafael, um dos alunos contemplados, a sensação é de extremo orgulho. “Eu vejo ele progredindo com a música e a família que antes tinha muito orgulho dele agora só aumenta”, afirma a mãe emocionada.

Aluno de Iniciação Música através da Flauta Doce, desenvolvida na Unidade Escolar Professor João Soares, Bruno Rafael é integrante do Quarteto Arte de Soprar que já prepara repertório a ser apresentado em solo italiano. “São 15 músicas populares brasileiras e eruditas que vamos levar. Estou muito feliz pela oportunidade”, diz o estudante.

O edital integra o Programa Conexão Cultura Brasil, que tem como objetivo promover a presença de artistas e empreendedores brasileiros em eventos artísticos e de negócios culturais e em atividades de formação (cursos e estágios) no Brasil e no exterior.  A Secretaria da Economia Criativa, do Ministério da Cultura (MinC), divulgou, nesta terça-feira (3), a lista final dos selecionados no Edital.