• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Destaque,Notícias

Alunos de piano preparam recital em homenagem à Chiquinha Gonzaga

Chiquinha Gonzaga, referência brasileira no piano, será homenageada em recital do Projeto Música Para Todos. O evento acontece no dia 22 de outubro, às 18h45min, na Sala Agostinho Pinto. Idealizado pela professora Maria Amélia Baião o recital promete ter uma característica didática e que com objetivo de expor o talento dos alunos de piano.

Francisca Edwiges Neves Gonzaga era o nome de registro da mulher que representa a vanguarda da música brasileira. Mulheres que ousavam se manter no meio da música, como compositores, cantoras ou instrumentistas, eram vistas com preconceito e sofriam discriminação.

A Chiquinha Gonzaga que emerge no cenário musical do Rio de Janeiro em 1877 reinava no piano. Sua estreia como compositora se deu com a polca Atraente. Mantinha-se como professora em casas particulares e pianista no conjunto do flautista Joaquim Callado.

Chiquinha Gonzaga teve seu trabalho reconhecido em vida, sendo festejada pelo público e pela crítica. Personalidade exuberante, ela foi dos compositores brasileiros a que trabalhou com maior intensidade a transição entre a música estrangeira e a nacional.

O Projeto Música Para Todos é realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita e desde 1999 conta com o apoio da Pintos. Mais uma empresa que acredita no poder da música enquanto agente transformador.

CARTAZ CHIQUINHA GONZAGA (2)