• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Imprensa,Notícias

Aluno é destaque no Jornal O Dia em matéria sobre aniversário do ‘4 de Setembro’

Em comemoração ao aniversário de 120 anos do Theatro 4 de Setembro, o aluno do Projeto Música para Todos, Daniel Santana, foi personagem da matéria do Jornal Dia, veiculada no caderno ‘Torquato’, nesta quinta-feira (04). Daniel toca violoncelo e é um dos alunos de destaques do projeto e integra a Orquestra Infanto Juvenil Música para Todos.

Confira a abaixo a matéria completa:

Volta ao roteiro nacional marca os 120 anos do Theatro 4 de Setembro

Por: Maria Romero –  Jornal O DIA 

Um grupo de turistas de Recife (PE) caminhava lentamente pela Praça Pedro II, no Centro de Teresina, na manhã de ontem (03). Pela primeira vez na capital piauiense, Magdiel Lopes, Mírian Teresa, Teresa Medeiros e Solange Lopes escolheram o Theatro 4 de Setembro para iniciar o passeio pela cidade. “Gostamos muito. O mais legal que nós percebemos é que a programação é bastante movimentada e isso é muito importante”, observou Magdiel.

O diretor da casa, Antoniel Ribeiro, diz que manter a agenda cheia é o grande foco para o lugar. “Depois da grande reforma, há quatro anos, o teatro está não apenas adequado às questões fundamentais recomendadas pelo Ministério Público quanto à prevenção de incêndios, como ainda teve sua estrutura totalmente melhorada e está de volta ao roteiro nacional dos grandes espetáculos”, conta Antoniel.

Até o dia 22 e dezembro, de terça a domingo, há apresentações agendadas. Como fim do ano, a procura dos espetáculos nacionais, além das escolas e projetos de dança e música, aumenta muito.

Segundo ele, alguns dos incentivos são as novasestruturas de luz e som, além de telas e projetores para a exibição de ilmes, que estão agora disponíveis no espaço. O objetivo é acabar com a ideia de que não há teatro no Piauí. Ele destaca ainda que 80% dos espetáculos apresentados no Theatro 4 de Setembro são locais, o que incentiva o desenvolvimento cultural do próprio estado.

“O teatro é o coração da cultura do estado, a principal casa e espetáculos do Piauí. A gente costuma dizer que o artista que nunca se apresentou aqui, tem esse sonho. E os que já vieram, querem voltar sempre. É como um vírus que contamina”, diz ele, rindo.

A satisfação é completada quando Antoniel comenta que os piauienses finalmente estão aprendendo a ir ao teatro. O público tem lotado as sessões, esgotando os ingressos rapidamente. Grupos de dança que fizeram apresentações recentes na casa, já planejam voltar com duas sessões diárias, para atender aos expectadores.

“Hoje nós dispomos apenas de 500 lugares que lotam rapidamente. Estamos vivendo uma ótima fase, também com a reformulação do Projeto Seis e Meia. Os últimos convidados, como Guilherme Arantes e Joana, trouxeram muita gente. No próximo dia 25 nós traremos Paulinho Moska, e temos certeza de que o público irá prestigiar”, destaca o diretor.

Jovem faz apresentação marcante

O desejo de se apresentar no palco do Theatro 4 de Setembro, mencionado pelo diretor, foi realizado pelo estudante Daniel Santana, de 16 anos. Segundo ele, que há cinco anos começou a se interessar por instrumentos musicais, todas as apresentações são especiais. “Cada momento é especial, é um aprendizado novo. No Theatro 4 de Setembro, uma das coisas mais importantes é mostrar nosso trabalho para mais gente, chamar os jovens para investir na música, na arte, e não ficar nas ruas, nas drogas”, diz o adolescente, que faz parte do projeto Música Para Todos.

Antes de integrar o projeto, que Daniel conheceu na escola, ele já havia aprendido a tocar violão com um tio, que tinha o instrumento em casa. Algum tempo depois, na escola, o Musica Para Todos conquistou o jovem com o ensino da lauta. Daí em diante, ele aprendeu a tocar contrabaixo e violoncelo.

A apresentação de Daniel aconteceu em comemoração ao aniversário de 18 anos da Casa de Zabelê, que atende meninas e jovens em situação de violência.

Daniel Santana, aluno do Música para Todos foi destaque na imprensa local em matéria comemorativa aos 120 anos do Theatro 4 de Setembro

O aluno do Música para Todos foi destaque na capa da edição de hoje (04) do Jornal O Dia

Programação de aniversário

Em comemoração aos 120 anos do teatro, haverá espetáculos durante todo o dia de hoje (04). As apresentações terão início às 10h da manhã e seguirão até 21h. O diretor da casa, Antoniel, destaca que haverá espetáculos para todos públicos, gratuitamente.

No Clube dos Diários, durante todo o dia, também haverá uma programação. O espaço receberá exposições e pinturas e esculturas. No teatro, às 10h, haverá o espetáculo infantil O Diário da Bruxa. Depois, às 15h, a Escola de Dança do Estado do Piauí fará sua apresentação. Às 19h, em um show em homenagem ao poeta Torquato Neto, apresenta-se a banda The Self. O Grupo Harém de Teatro levará a comédia Abrigo São Loucas às 21h. Ao fim da peça, haverá um coquetel e o corte do bolo em comemoração aos 120 anos da casa.