• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

A Trilha da vida

Oportunidades. A vida é feita delas e para aqueles que sabem aproveitá-las são um diferencial. Como o caso de Eduardo Ramos, estudante e hoje instrutor de violino no Projeto Música Para Todos. A primeira das oportunidades que surgiram na vida do rapaz foi à participação em um projeto de cordas friccionadas coordenado pelo professor e Maestro Emanuel Coelho Maciel, mas o projeto não durou muito tempo e Eduardo se afastou da música.
Se quisesse continuar a estudar violino, Eduardo teria que procurar outra maneira. E ele quis. Continuou trilhando seu caminho em busca sempre de conhecimentos que o levassem a conquistar o sonho de “um dia tocar em uma orquestra”, como afirmou. Então a segunda oportunidade que modificaria sua vida, começou com a chegada do Professor Cássio Martins a coordenação do Curso de Música da UFPI. Um convite para tocar no Festival de Cordas em Uberlândia onde conheceu o Maestro Fred Gerling.
O Projeto Música Para Todos convidou o maestro para promover uma oficina na sede do projeto e mais uma vez Eduardo encontrou Fred Gerling. Então surgiu a oportunidade, através de um programa de intercâmbio entre universidades, de estudar com o maestro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e outra vez Eduardo Ramos agarrou o que a vida lhe proporcionava.
“Essa vivência que eu tive no Rio Grande do Sul de apenas seis meses, foi um tempo de puro conhecimento, de receber informações. Além de uma experiência técnica, também tive crescimento emocional com o Professor Fred. Tinha aula de segunda a sexta e todo sábado viajava para Gramado para tocar com a Orquestra Filarmônica de Gramado”, contou Eduardo sobre a vida no sul.
Atualmente Eduardo Ramos atua como instrutor de violino do grupo Suzuki na sede do Projeto Música Para Todos transmitindo os conhecimentos apreendidos ao longo da caminha musical as crianças e jovens de Teresina que participam do Projeto.