• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Destaque,Notícias

5º FESTIVAL DA CAJUÍNA RECEBE APRESENTAÇÕES DO PROJETO MÚSICA PARA TODOS

20841034_834427230066359_7095851953262207560_n

O Festival Cajuína que aconteceu no Riverside, de 24 a 26 de agosto, reuniu os principais produtores de Caju do Estado e trouxe para Teresina uma intensa programação cultural que deu um colorido especial para todos que acompanharam o Festival que ganhou diversas apresentações do Projeto Música Para Todos.

O evento é realizado pela Cooperativa de Produtores de Cajuína do Piauí (Cajeuspi), com apoio das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e da Cultura (Secult) e parceiros como Sebrae, Senai, Senac, Emater, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol) Brasil.

DSCN8525

A Cajeuspi promoveu diversas atividades de valorização da cajuína e dos produtores. Durante o festival, foram realizadas oficinas de licor e receitas com caju, como oficinas, palestras e apresentações artísticas.

“O Festival da Cajuína é uma fonte de divulgação do nosso produto e uma forma de mostrar para as pessoas a qualidade desse produto. A produção de cajuína aumentou muito depois do primeiro festival, em 2009, e de lá para cá vem crescendo em torno de 20%. Pessoas fabricando a cajuína, todo mundo interessado em fazer uma cajuína melhor, com mais qualidade. O festival também traz o produtor para se capacitar, assistir palestras, realmente melhorar cada vez mais a qualidade dos produtos”, define Lenildo de Lima e Silva, presidente da Cajuespi e da Câmara Setorial da Cajucultura.

O 5º Festival da Cajuína teve abertura do Grupo Gonzaga’s Para Todos e também da Orquestra de Flautas do Música Para Todos além da participação dos Integrantes da Orquestra Jovem do Música Para Todos.

MPT_0602

MPT_0393

No segundo dia o Excelentíssimo Senhor Governador Wellington Dias prestigiou o Festival e foi recebido com honrarias por todos os participantes. O Governador fez questão de conhecer todos os expositores da Feira e também todos os produtos, ele também prestigiou as apresentações artísticas e, em especial a Orquestra de Flautas do Música Para Todos, formada por alunos das 14 Escolas Públicas assistidas pelo Projeto.

001

SAIBA MAIS SOBRE A CAJUÍNA

A Cajuína é uma bebida genuinamente piauiense, a cajuína foi registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e recebeu o selo de Indicação de Procedência, espécie de indicação geográfica que reconhece reputação, qualidades e características ligadas ao local de origem. A bebida é vendida em mercados do Piauí e Ceará, e também para outros estados como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Maranhão e Bahia.